Carrinho

Inspire-se com as cores da Capulana

A capulana é um dos tecidos mais populares e típicos em Moçambique, caracterizado pelos seus padrões e cores vibrantes. Normalmente vendido em formato rectangular, este pano começou por ser usado por mulheres africanas à volta do corpo e da cabeça, que acabaram por criar práticos turbantes e vestidos de capulana para usar no dia-a-dia. No entanto, perante a riqueza dos seus motivos, a moda rapidamente se espalhou por todo o país moçambicano e além-fronteiras. Hoje em dia, a capulana é usada de inúmeras formas, servindo de inspiração para a criação de looks modernos e peças únicas. Neste guia Jumia procuramos obter inspiração nas paletas de cores das roupas de capulana, enquanto aprendemos mais sobre este maravilhoso tecido. Veja abaixo a galeria:

Comprar a roupa certa para cada ocasião - Férias
Ao que tudo indica, a capulana começou por ser usada como moeda de troca em meados do séxulo XIX. O seu aparecimento foi largamente influenciado pelos estampados provenientes da Índia e importados pelos mercadores portugueses.
As cores da Capulana - Mulher moçambicana com lenço de Capulana
A roupa de capulana é vestida por pessoas de todas as idades, pelo que se podem encontrar t-shirts, saias e vestidos de capulana para jovens, como aquele que vemos na imagem, em tons de auriverde.
As cores da Capulana - Jovem moçambicana com vestido de capulana
O popular pano moçambicano é maioritariamente usado pelo sexo feminino, mas devido à sua versatilidade, pode também ser usado no fabrico de roupa masculina, nomeadamente calças ou calções de capulana.
As cores da Capulana - Calções de Capulana
A moda da capulana não tem mesmo limites: se há mulheres que preferem usar um lenço de capulana com um vestido básico, há outras que gostam de arriscar num look completo de capulana, como este em tons de roxo e cor de rosa.
As cores da Capulana - Capulana em tons de roxo e rosa
Quer vista calças, saias, vestidos compridos ou vestidos de capulana curtos, o tecido fará com que irradie felicidade e boa disposição, durante todo o dia. Experimente combinar diferentes capulanas para realçar pormenores numa peça.
As cores da Capulana - Mulher com vestido de Capulana curto
A capulana moçambicana pode ser usada de forma tradicional ou num estilo mais moderno e urbano, como o look que vemos na imagem. Aqui, o casaco de capulana é conjugado com uma camisa azul básica, um laço preto e um colar masculino.
As cores da Capulana - Homem com casaco de Capulana
A popularidade da capulana é tão grande que já vários estilistas a usaram nas suas criações: Taibo Bacar, Nivaldo Thierry, Sheila Faiane, Iris Santos, Sofia Vilarinho, entre muitos outros!
As cores da Capulana - Modelo de capulana