Carrinho

Auriculares, Auscultadores ou Headsets - Qual o melhor para mim?

Quer desfrutar da sua música como nunca antes e o melhor acessório de áudio portátil que o dinheiro pode comprar? Este é um guia que o vai ajudar a diferenciar entre os vários tipos de auriculares e auscultadores, para poder tomar uma melhor decisão quando estiver a comprar online.

Auriculares

Também chamados de fones, os auriculares estão normalmente disponíveis em dois tipos: os que assentam na entrada do canal auditivo (externos) e aqueles que assentam no fundo do mesmo, junto ao tímpano (internos). O tipo de auriculares que comprar vai depender da utilização que lhes der. Se o ambiente é barulhento e está à procura de fones que bloqueiem o ruído de fundo ou uns que o ajudem a desfrutar de todas as batidas durante o seu jogging matinal, então opte pelos auriculares internos, que assentam no fundo da orelha. Mas se tem que ter conversas com as pessoas à sua volta (colegas de trabalho, por exemplo), então deverá comprar os auriculares externos.

Auscultadores

Apesar de serem usados por cima da cabeça, os auscultadores não têm um microfone para o qual possa falar. São bons para modernizar o seu estilo e ideais para ouvir música, mas não para fazer uma chamada de voz por conta própria. Hoje em dia são também fabricados sem fios (desfrutando dos benefícios da ligação Bluetooth) e em inúmeras cores e padrões, para poder escolher o que combina melhor com a sua personalidade.

Auscultadores com Microfone

São, basicamente, auscultadores sem fios, mas com uma caraterística adicional: dado que têm comunicação em duas vias, têm um microfone incorporado para capturar a voz e são ótimos para chamadas via Skype. Chame-os de auscultadores de suporte ao cliente ou os auscultadores ideais para pilotar um helicóptero, já que minimizam totalmente o stresse durante as conversas.

Agora que cobrimos os três principais tipos de acessórios de áudio portáteis e que, por vezes, causam alguma confusão, gostaríamos ainda de abordar alguns produtos que deve saber distinguir:

Auriculares com Microfone

Este tipo de auriculares — intitulados "earsets" em inglês — são um dispositivo fino com comunicação em duas vias, usados no ouvido. Uma estrutura liga os fones e o microfone à boca, normalmente através do lado da bochecha. São fabricados com materiais minimais e podem, por vezes, não ter fios, tais como os auscultadores com microfone. Por serem discretos, são os melhores para conferências, conduzir e andar de bicicleta.

Earpods

São os mais recentes auriculares registados pela gigante Apple. Assim como todos os outros auriculares, também estão à venda no Jumia.

Tampões dos ouvidos

Um tampão de ouvido é uma pequena peça colocada dentro do ouvido de forma a protegê-lo do ruído, água ou pressão. Para cantores que atuam num concerto com ecos, por exemplo, os tampões são perfeitos para controlar a qualidade do som que retorna aos ouvidos do cantor enquanto canta. Se pratica natação, então muito provavelmente também vai querer usar tampões dos ouvidos para protegê-los da água e da pressão. Os tampões dos ouvido não têm que ser reforçados via eletrónica.

Auricular Mono

Referido em inglês como "earpiece", trata-se de um auricular único com uma estrutura que assenta em redor da orelha, direcionando o fone para dentro do ouvido. É muito usado por homens de negócios pois geralmente têm Bluetooth, o que permite a ligação com o smartphone de forma receber chamadas. A maior parte deles têm mesmo funções de efetuar chamadas (ou desligá-las) diretamente no aparelho — ou seja, distinguem-se pelo modo mãos-livres, ideal para uma vida em movimento.