Carrinho

Tudo o que precisa de saber sobre tranças afro ou box braids

Box Braids - Jumia Moçambique

Desde que a cantora Beyoncé apareceu no documentário auto-biográfico Life But a Dream albergando umas longas tranças loiras, que a moda voltou a pegar entre as mulheres africanas. No mundo da beleza feminina, em particular entre as mulheres de cabelos crespos, a aplicação de extensões ou mechas de cabelo é uma tendência que veio para ficar. Entre os vários tipos de cabelo sintético, encontramos então as tranças postiças, também designadas de box braids.


Box Braids - Jumia Moçambique
Photo: Beyoncé's Tumblr account

Porque razão se chamam box braids?

As box braids são tranças que se entrelaçam por 4 fios em forma de caixa [=box].

Quais são as vantagens de usar tranças de cabelo?

Existem várias vantagens em usar box braids, mas ficam aqui algumas das principais:

  • Não são excessivamente caras e a sua aplicação pode ser feita em casa (apesar de haver algumas mulheres que se sentem mais seguras a entrançar no salão);
  • São muito práticas, especialmente no Verão e para naqueles dias em que apetece ficar a preguiçar na cama. Basta levantar-se de manhã, pentear o cabelo e sair de casa!
  • São muito versáteis, já que existem inúmeros penteados de tranças que pode fazer;
  • Protegem o cabelo natural, contribuindo para estimular o seu crescimento;

Que tipos de tranças para cabelo existem?

Forma

A principal diferença é entre as tranças twist e as tranças box braids, mas é muito fácil distingui-las! A trança twist é feita com dois fios de cabelo e enrolada no final, enquanto que as box braids são feitas com três pedaços de cabelo.

Cor

A fibra do cabelo preto é a escolha de cor mais comum nos penteados com box braids, mas existem também versões feitas com cabelos sintético mais claro ou tranças de cor, onde se usa fio acrílico para entrelaçar o cabelo, dando um efeito jovial e irreverente. Aqui, as possibilidades são infinitas: pode ter uma cor só ou várias cores entrelaçadas.


Box Braids - Jumia Moçambique
Photos: 1 | 2 | 3 | 4

Cuidados a ter com as tranças de cabelo para negras

Antes

Tenha a saúde e espessura do seu cabelo em conta. Colocar tranças jumbo em cabelos finos ou trancinhas afro em cabelo grosso pode causar danos ao cabelo natural devido à diferença de peso e à tensão das tranças. Durante o mês anterior à colocação das box braids, deve hidratar profundamente o cabelo, tendo especial cuidado com a lavagem; Como em tudo o que envolve modificações no cabelo, esclareça todas as dúvidas (online ou no cabeleireiro) antes de partir para a mudança de visual!

Durante

Certifique-se que as tranças não estão muito apertadas e a fazer muita pressão na linha do cabelo, já que pode causar queda de cabelo. Evite fazer penteados elaborados ou prender o cabelo todos os dias, já que pode puxar a linha do cabelo e enfraquecê-lo.

Cuidados a ter com cabelos com tranças/box braids - Jumia Moçambique

Depois

Quando bem cuidadas, as box braids podem durar pelo menos 6 semanas, mas não devem ser mantidas durante mais tempo. As tranças sintéticas que são deixadas durante muito tempo no cabelo acabam por conceder uma aparência desleixada e danificar o couro cabeludo. Idealmente, desfaça e refaça as tranças mensalmente, seguindo estas dicas:

  • Use uma mistura de água, condicionador e óleo para tornar o cabelo mais escorregadio e flexível ao destrançar;
  • Após remover as box braids, lave bem o cabelo e faça um um tratamento de hidratação profunda (champô anti-resíduos + máscara hidratante + óleo natural)
Box Braids - Jumia Moçambique