Carrinho

Conheça os melhores smartphones 2015

O número de novos lançamentos de smartphones não pára de crescer. O mercado mobile é onde todos querem estar, mas ainda parece não haver lugar para todas as marcas. Alguns dos mais icónicos nomes desta indústria – Blackberry, Motorola ou Nokia – perderam o brilho de outros tempos e procuram agora reinventar-se. Do outro lado estão a Samsung e a Apple, os líderes inquestionáveis em inovação e vendas de telemóveis e tablets.

Este estado de coisas pode no entanto mudar a qualquer momento, tal é a pressão a que as marcas mobile estão sujeitas. A concorrência nunca foi tão feroz e surge dos quadrantes mais inesperados – a Marshall, gigante da tecnologia áudio, acaba de lançar o seu primeiro smartphone, o London!

Em tempos como estes, o último grito dos telemóveis é destronado em poucos meses. Para quem procura comprar telemóveis novos é fácil perder o Norte no meio de tantos modelos e mensagens publicitárias. Por isso, decidimos que era melhor filtrar o trigo do joio e apresentar-lhe os telemóveis que conquistaram o seu lugar em 2015 e as novidades mais aguardadas para o que resta deste ano.

Samsung Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge

É uma evidência para qualquer um, a Samsung está uns bons degraus acima de toda a concorrência. Nem é preciso sequer verificá-lo com quotas de mercado. Provavelmente, nenhuma outra marca investe tanto em desenvolvimento mobile como a marca sul-coreana, mas no final de contas o que interessa é o retorno.

Os novos meninos bonitos da Samsung chamam-se Galaxy S6 e S6 Edge. A beleza é realmente o que salta à vista nos últimos telemóveis Samsung, graças em grande medida ao ecrã curvo HD Amoled de 5,1 polegadas e a uma construção em metal e vidro. Mas para além da elegância do design, estes modelos trazem outras novidades. O tão aguardado sistema de carregamento sem fios é, segundo a marca, 1,5x mais rápido que no Galaxy S5. São mais ou menos 10 minutos para carregar o seu S6 com o carregador sem fios Samsung! A câmara principal tem 16 megapíxeis e a frontal – com 5MP – pode ser activada através de um menu de acesso rápido que liga câmara a qualquer ecrã.

iPhone 6s, iPhone 7 ou simplesmente o Novo iPhone?

Os iPhone 6 e iPhone 6 Plus foram apresentados ao mundo em Setembro de 2014 e nem foi preciso passar um ano para que se manifestassem todo o tipo de rumores sobre o lançamento dos seus sucessores. A febre mobile sente-se com particular ênfase em tudo o que gira em torno da Apple, com a sua legião de fãs incondicional a consumir tudo o que diga respeito à marca. A chegada de um novo iPhone é sempre um acontecimento à escala planetária. A verdade é que tudo aponta para que os próximos meses de 2015 nos tragam novidades acerca do novo ou novos iPhones, à semelhança do que vem acontecendo quase todos os anos. Podemos estar nas vésperas de conhecer a 9ª geração do iPhoneiPhone 7 ou iPhone 6s são os nomes mais apostados, mas da marca de Cupertino nunca ninguém sabe o que esperar. Seja uma revolução completa ou apenas a renovação da série 6, o que está para vir já está nas bocas do mundo. Afinal de contas, são os novos iPhone!

Sony Xperia Z3

A série Xperia firmou definitivamente a Sony Mobile e o Xperia Z3 é o seu mais recente produto. Um smartphone à prova de água (dentro de certos limites) e de poeiras, vencedor nos Reddot Awards 2015 e que, segundo o prestigiado jornal Huffington Post, "parece ser o melhor telemóvel Android que existe". Era difícil apresentar melhores referências. Ainda assim, à primeira vista os donos de um Xperia Z2 terão poucas razões para comprar o novo Xperia Z3.

A autonomia do novo Xperia faz jus ao que os telemóveis Sony nos têm habituado, podendo ir até aos 2 dias de autonomia – o que para um smartphone pode ser comparável à eternidade. Aos adeptos da PlayStation 4, o Z3 reserva grandes surpresas. Basta dizer que permite a reprodução remota de jogos PS4 no seu ecrã Full-HD de 5.2'', podendo ainda ligar o comando DUALSHOCK®4 ao telemóvel. A experiência imersiva fica completa com os novos auriculares MDR-NC31EM que, de acordo com a marca, eliminam 98% do ruído exterior. Parece-nos um bom investimento para os gamers, mas se já for dono de um Xperia Z2 não sentirá muitas mudanças com este novo modelo.

HTC One M9

O design da série HTC One tem algo de especial desde os seus primeiros modelos e podemos dizer que nenhum outro smartphone atingiu ainda essa quintessência da simplicidade estética, mesmo considerando os avanços que a Samsung vem apresentando nesse aspecto. Seja como for, o HTC One M9 não se fica pelas aparências. Graças ao processador Snapdragon 810 e ao acréscimo de memória face ao antecessor HTC One M8, o novo HTC é uma máquina mais poderosa e um fiel representante da linhagem dos telemóveis HTC.

Contudo, a marca de Taiwan parece ter relaxado à sombra dos últimos sucessos. As diferenças com o HTC M8 são pouco significativas tendo em conta o que se poderia esperar de uma evolução. A verdade é que os últimos modelos da Sony e da LG são uma ameaça a ter em conta.

LG G4

Antes de tudo, o LG G4 diferencia-se pelas capas em pele genuína, algo que até agora só tínhamos visto ainda na série Moto X como um acessório extra. Com exceção disso, o G4 deixa a desejar no que ao design diz respeito. Esperavam-se algumas melhorias em termos de espessura e peso, mas os 155 g e os 9.8 mm não parecem ainda suficientes para concorrer com outros telemóveis da mesma gama. A câmara do G4 também não apresenta melhorias substanciais em relação à do LG G3 e uma vez mais fica a perder para os seus iguais. No entanto, o grande cartão de visita dos telemóveis LG é o preço. Se procura telemóveis baratos mas competentes, o LG G4 estará com toda a certeza no top 5 das escolhas.