Carrinho

"Dá sempre prazer falar com os ouvintes" - André Manhiça

9 de Dezembro, 2015

André Manhiça começou por fazer rádio numa emissora católica em Nampula chamada Rádio Encontro. Quando regressou a Maputo, entrou na Rádio Cidade, tendo posteriormente começado a fazer televisão. A paixão pela área da comunicação surgiu numa altura em que era DJ, lidando muito com música e falando ao microfone. Deste modo, quis continuar a trabalhar na área e falar para uma audiência maior através da rádio. Divertido e descontraído, André Manhiça é o convidado desta semana no Jumia & Amigos. Veja abaixo a entrevista!


André Manhiça

O programa Área VIP tem por objectivo dar a conhecer aos telespectadores o percurso da carreira das celebridades e os seus projectos actuais e futuros. Como preparas a entrevista normalmente? Exige muita pesquisa da tua parte?

Exige pois: antes pesquiso sobre o convidado e também tenho sempre uma conversa com ele/ela antes do programa para lhe explicar o perfil e para que o visado possa perceber qual o espírito da coisa... Acima de tudo exige um grande trabalho de equipa.


Tens alguma história engraçada com alguma celebridade que tenha acontecido no programa (ou fora dele) e que possas partilhar?

Sim, já aconteceu antes de eu chamar um convidado ele entrar e sentar-se porque percebeu mal! Eu fartei-me de rir, claro, mas são coisas que podem acontecer… Outro convidado levantou-se enquanto eu me estava a despedir e passou à minha frente. Foi mesmo engraçado!


Também apresentas diariamente o programa IMPULSO na Rádio Cidade. Nas 4 horas que passas no estúdio, consegues dizer-nos qual é a tarefa ou parte na qual tiras maior prazer?

Dá sempre prazer falar com os ouvintes porque gosto de mandar piadas e complicar um bocado. Sempre na brincadeira, claro! E eles entendem isso e gostam, acaba por ser muito divertido.


Como vês a evolução da área de comunicação e os media moçambicanos nos últimos anos?

Bom, nos últimos anos assisti à abertura de muitas rádios e TV's que vieram dar uma maior variedade de canais e maior poder de escolha para o consumidor. Em termos de evolução, noto que falta alguma formação. Há pessoas que "caem de pára-quedas" nos estúdios e só se enrolam, falam mal português, sem o mínimo de boa dicção, confundem inovação com educação e torna- se terrível escutar ou ver essas coisas.


Além da TV e rádio, és também o host do MMA - Mozambique Music Awards. Como começou esta tua colaboração com o evento?

A minha colaboração com o MMA começou quando fui convidado pelo actual CEO da DDB Mozambique (Vasco Rocha). Nessa altura, tinha acabado de ter um grave acidente de viação e ele apostou em mim mesmo assim. Convenceu-me, aceitei o desafio e foi o que se viu.


És frequentemente referido como um dos melhores profissionais de Comunicação em Moçambique. Qual é o segredo do sucesso e que conselho daria aos jovens aspirantes a jornalistas/profissionais de Media?

Não sei se sou um dos melhores, acho que sou razoável… O conselho que dou é que devem ler muito e estar atentos a tudo o que anda à volta para poderem ter a capacidade de criar coisas diferentes. Sou daqueles que mesmo a ver um filme, fico atento à escrita da legenda para ter certeza de como se escrevem algumas palavras nas quais eu tenho dúvidas.


Falando um pouco mais de ti a nível pessoal, tens algum objecto, acessório ou gadget do qual nunca prescindes?

Tenho: o meu smartphone, que não largo em nenhum momento porque aí recebo vídeos e fotos para o meu programa, mensagens, e-mails e, claro, chamadas!


Para terminar, mata-nos a curiosidade: se tivesses que escolher uma profissão que não aquela que tens actualmente, qual seria?

Seria mesmo aquilo que sou: técnico formado em Publicidade & Marketing e seria publicitário. Apesar de nunca ter chegado a exercer na íntegra, ajuda-me muito na área na qual trabalho!


André Manhiça

André Manhiça é um conceituado entertainer e apresentador de programas de rádio e televisão em Moçambique, conhecido pela sua boa disposição e sentido de humor. Actualmente, dedica-se maioritariamente ao programa "Área VIP" do Canal 2 da TVM e ao programa IMPULSO na Rádio Cidade FM.

@andremanhica

Sobre o Jumia & Amigos

Jumia & Amigos é uma rubrica dedicada a bloggers de moda, músicos, personalidades moçambicanas e todos aqueles que partilham das mesmas paixões do Jumia Moçambique.

Ver todos os artigos