Carrinho

"As pessoas gostam da minha capacidade de imaginar as coisas" - Hernâni da Silva Mudanisse

05 de Outubro, 2015
Hernâni da Silva

O rapper moçambicano Hernâni da Silva Mudanisse iniciou a sua carreira em 2003 ao som da música Rock Star da banda norte-americana N.E.R.D. As suas primeiras letras eram todas escritas em inglês e as suas primeiras performances tiveram lugar na escola que frequentava. Com uma carreira de 12 anos e inúmeras colaborações, em 2005 Hernâni tem-se dedicado ao lançamento de mixtapes e do primeiro single do seu futuro álbum #R&BNanye, intitulado Leva Meu Cartão e que conta com a participação do rapper Dice. No final de Agosto, lançou ao lado de Slim Nigga o primeiro single do projecto Pontas de Lança, cujo lançamento do álbum está previsto para o último trimestre de 2015. Em entrevista ao Jumia Moçambique, Hernâni fala-nos dalguns destes projectos musicais e da sua opinião sobre a sua cidade-natal e a indústria musical moçambicana.


A tua carreira musical começou em 2003, pelo que já contas com mais de 10 anos de carreira. Há algum momento que destaques durante este período?

São vários os momentos, mas citando alguns: o lançamento do meu primeiro vídeo Minha Colega/Contingência e o lançamento do meu primeiro CD, intitulado Hernâni.


Recentemente disponibilizaste 5 músicas gratuitas, compilando-as numa mixtape intitulada Freestyle Nani Vol.1. Vais continuar a lançar mixtapes neste formato? De onde surgiu a ideia?

Ya maningue. A ideia surgiu no estúdio quando entrei na minha pasta e encontrei várias músicas sem destino. Visto que os CDs (meu e o com o Slim Nigga) já estão prontos, e inspiração tem visitado frequentemente, vem aí mais compilações parecidas com esta.


Qual consideras ser a característica mais importante para o teu sucesso enquanto músico?

Acredito que as pessoas gostam mais da minha capacidade de imaginar as coisas, da minha criatividade, por aí. Procuro sempre retratar ou dizer algo que ainda não foi retratado ou dito nas músicas. Resumindo: a capacidade de pensar outside the box.


Em Março do ano passado lançaste o videoclip da música Góia. Podes falar-nos mais sobre ele?

Para a realização deste vídeo, recebi um convite da Photo Art Studios para filmarem uma música minha. A escolha da música e dos lugares/conceito foi tudo a critério deles. Sou mais criativo nas músicas. De vídeos não entendo nada [risos].


Como avalias o mercado musical de Moçambique e que conselho darias a um jovem que está a começar no mundo da música?

Tenho a perspectiva que o mercado musical tem estado a evoluir, apesar de ser a pé de camaleão. Devemos fazer tudo para conseguir um mercado capaz de ser comparado aos dos nossos irmãos sul-africanos/angolanos (nem que tenhamos de imitar algumas coisas).


E tirando a música, qual é a tua opinião acerca de Maputo, enquanto cidade?

Há gajos com Mola em Maputo! [risos] Bonita cidade. Tem um pouco de tudo e de tudo um pouco. Aconselharia só a lutarmos para que a nossa cultura seja mais visível nela e que ajudássemos o município a mantê-la limpa.


Como sabes, o Jumia é uma plataforma que permite aos vendedores anunciarem os seus produtos e possibilita aos compradores fazerem compras através da internet, de forma fácil. Achas importante existirem sites como este em Moçambique?

Muito importante. A falta de informação é uma realidade em muitas pessoas. Sites como este ajudam na divulgação de produtos para possível venda ou compra. O business tem que andar. Embora ainda haja um receio e falta de conhecimento dessas coisas de pagamento online (eu próprio também tenho essa falta de conhecimento).


Onde fazes habitualmente as tuas compras?

Normalmente nos shoppings de Moçambique ou África do Sul. Mas depende do que pretendo comprar.


Quais são os items com os quais não consegues mesmo sair de casa quando vais dar um show?

Não tenho assim um item essencial, visto que para actuar não preciso de nenhum instrumento musical. Mas confesso que ainda está por nascer o dia em que vou sair de casa sem o meu cell.


Hernâni da Silva

Hernâni (da Silva Mudanisse) é um rapper moçambicano, conhecido pelas suas músicas, que sempre trazem algo de diferente, engraçado e criativo. É também conhecido por ter sido membro dos Young Sixties, por ter várias participações com rappers nacionais.

hernanidasilva.com

Sobre o Jumia & Amigos

Jumia & Amigos é uma rubrica dedicada a bloggers de moda, músicos, personalidades moçambicanas e todos aqueles que partilham das mesmas paixões do Jumia Moçambique. Ver todos os artigos