Carrinho

Ivan Mazuze - a música como objecto de impacto social e entretenimento

07 de Setembro, 2015

A poucas semanas de lançar o seu novo álbum "Ubuntu", Ivan Mazuze falou com o Jumia sobre o seu percurso no mundo da música, abordando não só a componente prática, como a teórica. Leia abaixo a entrevista completa, em exclusivo para o Jumia & Amigos.

****

Com apenas 7 anos, ingressou na Escola Nacional de Música em Moçambique. Como foi a experiência?

A experiência foi magnífica, tendo em conta que em 7 anos tive a oportunidade de aprender os princípios básicos da disciplina de música. Nao tinha realmente o sonho de me tornar músico, era muito pequeno para perceber qual seria a minha carreira no futuro. Contudo, a música sempre foi uma disciplina ou actividade tal como qualquer outra, pelo que seguir música como carreira foi natural e automático, por assim dizer.


Concluiu o mestrado em Etnomusicologia na Universidade do Cabo com uma tese intitulada "O Significado da Música nos Rituais de Psikwembu no Sul de Moçambique". Pode falar-nos um pouco acerca deste trabalho?

Em resumo, é um trabalho académico que apresenta resultados concretos sobre o efeito e impacto que a música tem nos rituais tradicionais, envolvendo espiritismo e transe do sul de Moçambique. Olha para a música não só como um elemento de entretenimento, mas como um objeto que dé um certo impacto social, neste caso religioso.


Ivan Mazuze

Foto: Eunice Driver


Atualmente, vive em Oslo, na Noruega. Já teve oportunidade de ouvir música tradicional norueguesa?

Adoro música tradicional norueguesa, principalmente o "Yoiki" que é uma forma musical expressiva interpretada pela voz dos povos nortenhos da Noruega denominado "Sami" [lapões].


Este ano ganhou uma bolsa de especialização do Norwegian Jazz Forum, um apoio concedido a bandas de jazz e músicos na Noruega com base no seu mérito artístico. Este tipo de incentivo permite que o seu trabalho evolua mais rapidamente?

Esta bolsa de especialização motivou-me e inspirou-me bastante, no sentido de aperfeiçoamento artístico em todas as áreas, da técnica à teórica, com destaque para o dinamismo, mobilidade e expressão. O resultado desta bolsa sera o meu próximo título discográfico: "Ubuntu", a ser lançado já no próximo mês de Setembro.


Ivan Mazuze - Ubuntu (2015)

Capa do novo álbum Ivan Mazuze - Ubuntu (2015)


E qual é a impressão dos europeus do afro-jazz e da música africana no geral?

A música africana é muito bem recebida na Europa. Já o termo afro-jazz é tema de debate.


A sua herança cultural é algo importante para si?

Com certeza, a minha herança cultural é a forma de me apresentar pelo mundo fora e estabelecer a minha identidade.


Falando um pouco mais de si, a nível pessoal. Quando tem um tempo livre, entre os concertos e o seu cargo de professor de música, o que gosta de fazer?

Ciclismo, natação, cinema, ler, estar entre amigos e família, teatro e concertos.


Promover o e-commerce a África faz parte da missão do Jumia, no sentido de apoiar o desenvolvimento desta área. E no mundo da música, como avalia o mercado musical moçambicano?

Em comparação com há 20 ou mais anos atrás, o mercado musical moçambicano está gradualmente a desenvolver-se, tendo em conta que o consumo é relevante para a nossa sociedade. Contudo, os direitos de autor têm que ser implementados da melhor maneira possível, para que o autor/artista seja remunerado e reconhecido pelo trabalho feito.


Tem alguma mensagem para os seus fãs, em particular, para os jovens músicos moçambicanos?

Adquirir conhecimento é o caminho da liberdade pessoal, é contribuir para um próspero futuro da nossa nação e é a grande luta contra a pobreza no nosso continente.

Ivan Mazuze

Ivan Mazuze é um premiado compositor e saxofonista de origem moçambicana, com um mestrado em Etnomusicologia na Universidade do Cabo. Mazuze toca com a sua própria banda e, como músico freelancer, colaborou com vários artistas, incluindo Bugge Wesseltoft, Omar Sosa, Manou Gallo, Carmen Souza, Tom Knific, Steve Wilson, entre muitos outros.

imazuzemusic.com

Sobre o Jumia & Amigos

Jumia & Amigos é uma rubrica dedicada a bloggers de moda, músicos, personalidades moçambicanas e todos aqueles que partilham das mesmas paixões do Jumia Moçambique. Ver todos os artigos