Carrinho

Sheila Faiane, a jovem estilista que é puro sangue moçambicano

27 de Julho, 2015

Para aqueles que não te conhecem, podes falar-nos um pouco sobre ti?

Chamo-me Sheila Faiane e sou estudante finalista do curso de Gestão Empresarial do ISCTEM. Puro sangue moçambicano, filha que nunca abandona a casa! Para além de estilista, sou também artesã e escritora.


Como surgiu a tua paixão pelo mundo da moda?

A paixão pela moda surge repentinamente. Na altura não era muito vaidosa, mas sempre apreciei a arte de saber vestir. Comecei com alguns rabiscos e quando dei por mim já tinha o meu primeiro vestido feito, em 2009. O que, de certa forma, acabou despertando mais curiosidade.


Em 2011 ganhaste o prémio da MFW School, um concurso para novos estilistas direccionado para as escolas e universidades de Maputo e promovida pela organização do Mozambique Fashion Week. Lembras-te do que sentiste quando anunciaram o teu nome?

Por ser a primeira edição do concurso e também por não ter acreditado muito no trabalho feito por mim e a minha ex-companheira, devo confessar que até hoje não consigo descrever o que senti naquele momento. Inesquecível!

Sheila Faiane no MFW

E desde então, como tem evoluída a tua carreira como estilista?

Decidi continuar o meu trabalho a solo em 2013, obtive um feedback positivo. Em 2014, comecei a trabalhar com a minha mãe e agora temos um atelier, onde sou responsável pelos desenhos das roupas e assessoria ao cliente. Participei também em alguns desafios lançados pelo MFW (Vodacom e Miramar Challenge). Este ano dediquei-me um pouco mais ao artesanato e customização, as minhas novas paixões.


O teu trabalho cai na alçada de uma marca chamada REFAH. Este nome tem algum significado? Podes definir a marca em algumas palavras?

REFAH significa prosperidade e é também a junção dos nomes dos meus avós paternos: Renguissane e Faiane. Porquê prosperidade? Porque eu acredito que todos nós nascemos para ser bem-sucedidos, cada um à sua maneira.


Quais os teus estilistas africanos favoritos e porquê?

Weiz Dhurm Franklyn e Taibo Bacar, pelo estilo inusitado.


Nos últimos anos, qual o novo estilo ou nova tendência que mais te entusiasmou?

Definitivamente, o estilo vintage. Conjugado com o facto de ser fã incondicional do estilo da atriz Marilyn Monroe.


E no dia-a-dia, como é o teu estilo pessoal?

O meu estilo é indefinido - tudo junto e misturado, porém natural.


No final da entrevista, jogamos um pequeno jogo ao qual gostamos de chamar "Um ou Outro", em que a estilista teve de escolher apenas uma das hipóteses dadas. Veja as escolhas de Sheila Faiane abaixo!

Selecção Sheilan Faiane

Sheila Faiane

Sheila Faiane é uma jovem estilista, artesã e escritora de 22 anos. Moçambicana de gema, foi a vencedora da primeira edição do concurso MFW School, destinado a jovens designers de moda.

itsrefah.tumblr.com

Sobre o Jumia & Amigos

Jumia & Amigos é uma rubrica dedicada a bloggers de moda, músicos, personalidades moçambicanas e todos aqueles que partilham das mesmas paixões do Jumia Moçambique. Ver todos os artigos