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O mata-bicho saudável e rápido para manhãs agitadas

Apesar de ouvirmos recorrentemente que abdicar do pequeno-almoço é inimigo da saúde, para muitos continua a ser difícil arranjar tempo na rotina diária para a preparação e confecção de refeições. No entanto, dar prioridade à primeira refeição do dia significa que às dez horas não vai andar esfomeado à procura de snacks pelo escritório. Para começar a tomar um mata-bicho saudável nas suas manhãs preenchidas, basta-lhe conhecer algumas receitas de pequeno-almoço saudável que não lhe exigem nem tempo nem esforço. Melhor ainda: refeições que estão prontas em 5 minutos ou que podem ser preparadas com antecedência para poupar tempo. Mesmo que a maioria destas refeições não sejam consideradas nos manuais de dieta equilibrada, pode ter a certeza de que terá um pequeno-almoço saudável.

Certifique-se de que você e a sua família começam o dia da melhor forma com comidas matinais rápidas e saborosas. Quer tenha apenas alguns minutos para cozinhar ou uns 25 longos minutos, vamos mostrar-lhe óptimas receitas de pequeno-almoço que a sua família vai adorar. Se acha que não tem tempo para preparar refeições convenientemente, aqui estão algumas dicas para conseguir pequenos-almoços nutritivos em poucos minutos. Desde receitas matinais rápidas a pratos que podem ser preparados com antecedência e aquecidos no trabalho, descubra como começar bem cada um dos seus dias.

Cereais

Os cereais são sempre uma boa forma de começar o dia. Contudo, muitos dos cereais de pequeno-almoço que encontramos nos supermercados são ricos em glúten e isso pode ser um problema se for celíaco ou intolerante ao glúten. Caso contrário, não há motivos para preocupações. Se optar por cereais de milho, experimente juntar um iogurte natural e frutos vermelhos ricos em anti-oxidantes. É fresco, fica pronto em instantes e reserva uma boa dose de energia para o seu corpo.

Café

Os benefícios da cafeína estão mais que documentados e não há melhor despertador que o café da manhã. Compre café de qualidade e, depois de aberta a embalagem, certifique-se de que o mantém o mais possível afastado do ar, de modo a conservar as propriedades do café.

Ovos

Preparar dois ovos mexidos é uma questão de minutos e uma excelente opção para enfrentar o dia de espírito cheio! Para um sabor extra, junte-lhes salsa picada. Coma assim mesmo, ou então coloque-os sob umas fatias de pão. Não custa nada e vai ver que a fome só chegará na hora de almoço. Outra forma de preparar ovos é não preparar de todo. As gemadas de ovos são extremamente nutritivas e só requerem de alguma perícia a partir os ovos frescos.

Batata-doce

Por mais estranho que lhe pareça matar o bicho comendo batatas, a verdade é que o paladar e as propriedades da batata-doce fazem dela um alimento preferencial para as suas manhãs. Rica em vitaminas e hidratos de carbono saudáveis é uma certeza de energia matinal e um estímulo diário à sua saúde. Coza-as em água e esmague-as e misture, por exemplo, com os ovos mexidos. Deliciosamente rápido!

Salada de fruta

A fruta é uma fantástica fonte de fibras, vitaminas e outros nutrientes importantes. Comer pelo menos uma peça de fruta ao pequeno-almoço é uma ajuda preciosa para activar as funções do corpo e despertá-lo para mais um dia. Comer uma salada de fruta generosa pela manhã é quanto baste para ter um mata-bicho completo em poucos minutos. Prepare no dia anterior e conserve no frigorífico para que na manhã seguinte seja só pegar e desfrutar. Escolha frutas ricas e complementares, como bananas, maças, ananás e melancia e misture-as em pedaços sem adicionar açucar. Há quem opte pelos sumos de fruta, mas o processo de trituração da fruta elimina as fibras da fruta que tão importantes são para a flora intestinal. Além disso, se os sumos não forem feitos na hora, muitos dos nutrientes em contacto com o ar acabam por se perder também. A salada de fruta, pelo contrário, aproveita as qualidades da fruta a 100% e conserva-se por muito mais tempo.

Leve o mata-bicho consigo

Qualquer destes mata-bichos saudáveis são práticos de transportar em sacos zip, invólucros de película aderente ou de alumínio, termos e outros recipientes de conservação de alimentos. Se utiliza transportes públicos para ir para o trabalho, use a embalagem que achar mais adequada ao seu pequeno-almoço e vá a comer pelo caminho. Muitos desses recipientes podem ser encontrados no Jumia a preços deliciosos. Faça bom proveito!