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O que comer durante o Ramadan

Necessidade Nutricionais do Ramadan

Iftar

Três tâmaras e um copo de água ou leite

O Iftar tradicional e saudável: comece por 3 tâmaras, depois um copo de água ou leite. Faça uma pausa de 15 minutos, antes de iniciar o prato principal.

Salate (15 minutos de intervalo)

Taça morna de sopa e salada

Depois de um longo dia de jejum, a melhor maneira para reabastecer o seu corpo com fluidos é com uma taça morna de sopa e salada, o que ajuda a preparar o sistema digestivo para a refeição abençoada.

Refeição Principal

Um prato principal equilibrado no Iftar deve conter alimentos ricos em hidratos de carbono como arroz, massas, batatas ou bulgur, bem como algumas fontes de proteínas como carne de vaca, galinha ou peixe, sem esquecer os vegetais cozinhados. Equlíbrio e moderação são fundamentais para a saúde!

Lanche da Noite (opcional)

Frutas, Vegetais, Iogurte, Doces & Bolos

Cumprir as três refeições continua a ser importante durantes este Mês Sagrado: o Iftar, um lanche leve ao início da noite e o Surhour. Isto vai ajudá-lo a evitar comer continuamente nas horas de quebra do jejum.

Surhour

Cereais, productos lácteos, vegetais, frutos secos, alimentos de baixo teor de gordura

O Surhour é uma refeição essencial durante o Ramadan. Fornece-lhe força e vitalidade durante o dia e torna o jejum mais fácil e suportável. Certifique-se de que esta refeição é rica em hidratos de carbono lentamente absorvidos, como pão integral, arroz e cereais integrais, que ajudem a manter os níveis de açucar do sangue.


Se pretender saber mais sobre as suas necessidades nutricionais próprias, consulte o nosso guia de calorias diárias recomendadas e contagem de calorias por tipo de alimento.