Carrinho

Significado das etiquetas da roupa

Some awesome text
Some awesome text

Lavar, secar, passar, vestir… repetir. Assim se resume o ciclo da maioria das peças de roupa que possuímos. Tratar da roupa seria até fácil se todas as roupas seguissem o mesmo ciclo, sem cuidados especiais, mas a verdade é que cuidar da roupa tem muito que se lhe diga. Cada tecido tem as suas especificidades de limpeza. Uns podem ser lavados, outros não. Uns desbotam por tudo e por nada, outros são extremamente delicados. Alguns não suportam ferros de engomar, outros não podem ver a lixívia nem pintada. A roupa é como nós, cada peça com o seu carácter próprio. Preservá-lo é essencial para mantermos a roupa que vestimos de boa saúde.

Saber interpretar os símbolos das etiquetas do vestuário é, por isso, crucial para evitar acidentes irreparáveis, a não ser que tencione gastar o seu dinheiro com serviços de lavandaria continuados. O melhor mesmo é saber com o que está lidar. Imprima o dicionário das etiquetas das roupas e coloque-o junto dos seus aparelhos de lavandaria. Leia sempre as etiquetas e confira o dicionário antes de lavar, secar ou engomar. Tenha a sua roupa sempre impecável e sob controlo!



Dicas para cuidar da roupa

Dicas para cuidar da roupa

Cuidar das roupas é mais do que respeitar os símbolos e indicações das etiquetas. É o que diz a Mama Júlia! Ela conhece os cuidados e técnicas especiais que não vêm descritos em etiqueta alguma. Estas formas de fazer aprendem-se com a experiência ou passam de geração em geração. São truques que nasceram do engenho de muitas lavadeiras como a Mama Júlia, quando ainda nem existiam detergentes da roupa. O Jumia revela-lhe alguns truques que, apesar de todo o poder tira-nódoas dos actuais detergentes e amaciadores da roupa e das máquinas de lavar roupa, modernas, continuam a ser tão ou mais eficazes para cuidar do seu vestuário.

10 nódoas difíceis que saem sem dificuldade

Mancha Solução
Gordura

Aplique detergente da loiça na mancha de gordura e esfregue em seco. Coloque depois para lavar normalmente.

Chocolate

Humedeça com água fria e aplique detergente da loiça sobre a área manchada. Esfregue com a ponta dos dedos até a nódoa desaparecer completamente. Não lave com água quente até a mancha ter desaparecido completamente. Em casos mais extremos, tente remover com um pano embebido em vinagre branco, esfregando de forma gentil.

Vinho

Leite é o seu melhor amigo para dissolver nódoas de vinho. Mergulhe a zona afectada em leite e enxague com água e amoníaco. Pode aplicar vinho branco numa nódoa de vinho tinto fresca. Lave depois.

Cola

Use acetona para remover restos de cola nos tecidos.

Ferrugem

Esprema limão na área manchada com ferrugem, polvilhe com sal grosso ou fino e coloque ao sol. Se não resolver por completo, pode usar detergente da roupa próprio para remover nódoas de ferrugem.

Caneta

A melhor forma de remover nódoas de caneta é também mergulhar a peça de roupa ou a zona afectada em leite.

Café

Molha a nódoa de café com água oxigenada e esfregue delicadamente.

Fruta

Aplique de imediato aguardente ou vinho branco e enxague depois.

Sangue

Misture uma porção de água oxigenada para nove de água comum e aplique sobre a nódoa e esfregue depois com um pouco de detergente da loiça.

Cera

Coloque a peça de roupa no congelador durante umas horas e verifique se consegue raspar todos os pedaços de cera e se não deixou nódoa. Caso contrário, passe a ferro colocando papel absorvente de cozinha por cima da nódoa de cera e lave depois muito bem.

Temperaturas ideais de lavagem

A temperatura que seleciona para lavar a roupa é dos aspectos mais importantes. Lavar com água quente é mais eficiente, mas pode resultar em tingimentos se juntar peças de cor com roupas brancas ou no encolhimento de algumas peças. A escolha da temperatura e a selecção das roupas é muito simples de se fazer, basta orientar-se pelo seguinte:

Tipo de roupas/tecidos Temperatura Muito Importante

Roupa de algodão e fibras
- camisas
- blusas
- t-shirts
- calças

40º C

Não encha a máquina totalmente

Roupas de criança

60º C

-

Roupas delicadas
- roupas de seda, linho ou lã
- vestidos
- lingerie

40º C

Seleccione o programa para roupa delicada.

Microfibra
- casacos
- anoraques
- roupa de desporto

40º C

Seleccione o programa para roupa delicada. Secar na máquina a baixa temperatura